segunda-feira, 27 de junho de 2011

A cenografia e a telenovela

O primeiro teleteatro a usar o VT foi em ‘Hamlet’, de William Shakespeare, adaptado e dirigido por Dionísio de Azevedo, na TV Tupi. O teleteatro surge como forma visual e narrativa que dará origem às telenovelas atuais. O ‘Bem Amado’ foi a primeira novela a cor e os cenários eram verdadeiras alegorias carnavalescas.

A cenografia de novelas trabalha estereótipos como a casa de pobre, a casa de rico, o bar de periferia, a rua, a viela, cidade, como um catálogo de estilos pré-determinados. “Descobrimos um formato que não é uma coisa real, porque a gente está contando uma ficção, mas que tem elementos realistas que tornam aquilo verdade.” (Daniel Filho, 2001) Com forte alusão ao teatro a cenografia televisiva difere da teatral pelo seu espaço fragmentado como é construída. Da arquitetura ao desenho de interiores, é o espectador que a reconstrói em sua cabeça.

Os espaços são projetados separadamente para que as câmeras possam ter mobilidade para a gravação das cenas. A circulação técnica apresenta o dobro ou o triplo de espaço ocupado pelo cenário. A curta profundidade de campo da televisão permite ao cenário, soluções mais estilizadas que o teatro. Atualmente, a cenografia televisiva também é construída com materiais reais para melhor situar os atores em seu ambiente dramatúrgico, mesmo só havendo a necessidade da ‘verdade cênica’ no olhar onisciente das câmeras. (C.f. Daniel Filho, 2001).

Os cenários televisivos, principalmente para as telenovelas, são projetados com as paredes em ângulo aberto - acima de 90º - em relação às paredes do fundo de cena, possibilitando o movimento e o posicionamento adequado das câmeras. O cenário deve permitir espaço aos atores para se movimentarem em uma atuação livre e plena, como movimentos diagonais por exemplo. A marcação ideal para um ator em cena é feita por duas câmeras, assim criamos maior interesse para o espectador.

“Ao trocar o ator de posição, muda-se o fundo, parecendo que ele está em outro local, chamando a atenção do público para uma coisa nova que está acontecendo em cena.” (Daniel Filho, 2001).

A televisão, assim como o cinema, acabou incorporando elementos dos outros meios já estabelecidos como o rádio, a imprensa e o teatro. O desenvolvimento de uma cenografia televisiva com características próprias permitiu a criação de uma identidade visual estilizada e específica; os programas, os filmes publicitários e a cenografia das telenovelas foram se distanciando, conceitualmente e tecnicamente dos outros meios. O cinema e a televisão modelaram uma nova sociedade em um mundo editado e fragmentado.

Retirado da dissertação: A linguagem Cenográfica de Nelson José Urssi

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