segunda-feira, 27 de junho de 2011

Caracterização do Cenário e Personagens do seriado Toma Lá Dá Cá


História 

Duas famílias modernas e vizinhas que se misturam em uma só. A confusão de pais, irmãos, netos, filhos e avós – postiços ou não – formam a essência cômica de Toma Lá, Dá Cá.
Com texto de Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa, direção de núcleo de Roberto Talma e direção geral de Mauro Mendonça Filho. 

Elenco 

O elenco reúne Miguel Falabella, Adriana Esteves, Diogo Vilela, Marisa Orth, Arlete Salles, Stela Miranda, Fernanda Souza, Alessandra Maestrini, Daniel Torres e George Sauma e contará também com a participação especial de vários atores, entre os quais Marília Pêra, Otávio Augusto, Maria Padilha e Carlos Bonow.

Personagens 

A dona de casa Celinha (Adriana Esteves) é mulher do corretor de imóveis Mário Jorge (Miguel Falabella), mas já foi casada com o dentista Arnaldo (Diogo Vilela), com quem teve o filho Adônis (Daniel Torres). O dentista, por sua vez, está casado com a corretora de imóveis Rita (Marisa Orth), ex-mulher de Mário Jorge (Miguel Falabella).
O casal de corretores teve dois filhos, Isadora (Fernanda Souza) e Tatalo (George Sauma). Outros integrantes do humorístico são Copélia (Arlete Salles), mãe de Celinha (Adriana Esteves) e Bozena (Alessandra Maestrini), diarista que trabalha nas casas das duas famílias, que são vizinhas no mesmo prédio de um condomínio da Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro.
A conservadora síndica Álvara (Stela Miranda) administra as atividades do condomínio e não perde oportunidade de se meter na vida dos moradores.

Cenário 

Os episódios são gravados em um estúdio na Central Globo de Produção, no Rio de Janeiro, com a participação de público. Distribuído por aproximadamente 500 metros quadrados, o cenário mostra os dois apartamentos, com um corredor no meio.

João Irênio, que assina a cenografia de Toma Lá, Dá Cá, explica que aproveitou sua experiência no teatro para criar um espaço funcional, que permite o fluxo dos atores em cena, já que os episódios são gravados sem intervalo.

As cores dos apartamentos também foram planejadas para atender ao perfil das famílias. “A casa da Rita (Marisa Orth) tem uma coloração mais quente, em tons avermelhados e alaranjados. As paredes de Celinha (Adriana Esteves) seguem a gama do azul alfazema, mas sem serem frias nem tristes. São doces e delicadas”, diz ele.

Moa Batsow, produtor de arte de Toma Lá, Dá Cá explica que o apartamento de Celinha (Adriana Esteves) e Mário Jorge (Miguel Falabella) segue a linha planejada dos condomínios da região Barra da Tijuca). “A casa, as cores, os objetos, o ar quase impessoal na decoração, tudo foi disposto e pensado nos detalhes”, diz o produtor de arte. 

As diferentes personalidades dos casais também estão refletidas nos objetos de cena.
“O apartamento de Rita (Marisa Orth) e Arnaldo (Diogo Vilela) mostra uma família que não consegue jogar nada fora. A casa tem o movimento do dia-a-dia deles.
Arnaldo (Diogo Vilela) é dentista, tem um canto de trabalho onde faz reparos e monta as próteses dos clientes. Já a casa de Celinha (Adriana Esteves) e Mário Jorge (Miguel Falabella) é organizada. Ela é uma mulher que compra tudo em televendas e por isso tem todos os forninhos, batedeiras, espremedores, máquinas e outras ‘inutilidades’ domésticas. É uma legítima dona de casa.”, descreve Moa Batsow.

Figurino 

O figurino também está alinhado. A figurinista de Toma Lá, Dá Cá, Sonia Soares, explica que buscou inspiração na moda norte-americana de Miami, para desenhar o visual dos personagens, que são moradores de condomínios. “Miami tem um clima, uma atmosfera, muito parecida com a da Barra da Tijuca. Apenas subimos o tom, porque é um programa de humor. Mas sem exageros, para que não remeta à caricatura”, conta Sonia Soares.
“Arnaldo (Diogo Vilela) é conservador;
Mário Jorge (Miguel Falabella) é solar;
Rita (Marisa Orth) é prática;
Celinha (Adriana Esteves) é feminina;
Isadora (Fernanda Souza) é ‘patricinha’;
Adônis (Daniel Torres) é gótico;
Bozena (Alessandra Maestrini) é friorenta;
Tatalo (George Sauma) gosta de grafitar suas roupas
Copélia (Arlete Salles) não tem noção da sua idade.”


Miguel Falabella /Mário Jorge

Mário Jorge (Miguel Falabella) – Marido de Celinha (Adriana Esteves), Mário Jorge (Miguel Falabella) é corretor de imóveis e já foi surfista. Ele foi casado com Rita (Marisa Orth), que também é corretora de imóveis, e compete no mercado com a ex-mulher. Sua maior preocupação é a educação dos filhos Isadora (Fernanda Souza) e Tatalo (George Sauma), de seu primeiro casamento.
 Características de Mário Jorge: metido a garotão despojado, não larga as camisas de estampas, no melhor estilo Ilha da Fantasia

Adriana Esteves / Celinha 

Celinha – Casada com Mário Jorge , é uma dona de casa exemplar. Organizada nas tarefas domésticas e vaidosa com sua aparência.
Celinha também se dedica a cuidar de Adônis , seu filho com Arnaldo , seu primeiro marido. Além disso, se preocupa com a irresponsabilidade da mãe Copélia, que mora em sua casa. Centralizadora, ela não deixa de se meter na criação dos filhos de Mário Jorge com Rita, Isadora e Tatalo
Características de Celinha: Centralizadora. Organizada nas tarefas domésticas e vaidosa em sua aparência (feminista). Romântica.
  Arlete Salles / Copélia 

Copélia – Mãe de Celinha, tem o espírito jovem e é vaidosa. Depois de incendiar acidentalmente seu apartamento vai morar com a filha, com o atual marido dela, Mário Jorge.
Copélia é espalhafatosa, que não tem receio em usar short curto, saia colada e outros adereços da moda jovem. Apesar de ser idosa, ela sempre tenta manter o seu espírito jovem, gosta de beber, de baladas e de namorar, que ela faz questão de ressaltar que é namoradeira.
O seu figurino é sempre provocante e o seu visual é “teen”, isso ocorre para ela manter a característica do personagem. E seu jeito de ser sempre entra em conflito com o resto da família e dos vizinhos. 

O conflito entre idade real e idade mental em Copélia é que da humor ao personagem.
O figurino mais trabalhoso é justamente o da Copélia, porque há um limite estreito entre ele ficar divertido e caricato - conta a figurinista do programa da TV Globo, Sônia Soares. - Este figurino é o mais inusitado, junto com o de seu Ladir (Ítalo Rossi), pelas combinações possíveis.

Fernanda Souza / Isadora (olho junto)

Isadora interpretada por Fernando Souza é a filha Celia e Mario Jorge e irmã de Tatalo. Mais conhecida pelo apelido que seu pai usa “Olho Junto” é uma jovem que gosta de chamar a atenção, do padrasto Arnaldo e madrasta Celinha. Ela tem vocação para o roubo e corrupção. Está sempre envolvida em negociações suspeitas e mirabolantes. Tem como companheira e inspiração sua avó Copélia.

O personagem apesar de se originária de uma família de classe media e com alguns problemas financeiros, está sempre bem vestida, com roupas e adereços caros que nos levam a pensar que foram conquistados nas negociações suspeitas em que ela se envolve. São retratados através de maquiagem forte, cabelo arrumado, roupas, sapatos e assessórios brilhantes e chamativos que dão a entender que o personagem sempre está preparado para baladas, para se divertir e que também tem como fonte de inspiração o estilo de ser da avó.
O estilo da roupa sempre é justo e curto ressaltando as curvas, representa o lado mais sensual e da personagem. Com relação às falas a personagem sempre utiliza termos de forma errada e com erros de pronuncia também caracterizando o lado fútil e sem conteúdo do personagem e também a lenda da loira burra.

Alessandra Maestrini /Bozena 

Bozena – Diarista que alterna o trabalho no apartamento de Mário Jorge e Celinha com a faxina na casa de Rita e Arnaldo. 

Em cada apartamento, ela segue as ordens e o estilo da patroa. Na casa de Celinha (Adriana Esteves), Bozena veste uniforme de diarista e é mais organizada. Já na de Rita (Marisa Orth), usa roupas confortáveis e reclama que a família nunca vai ao supermercado.
Com sotaque carregado, Bozena é paranaense e sempre conta histórias hilárias de sua cidade natal. A diarista transita pelas duas famílias e se envolve nas confusões que elas arrumam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário